De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Nota sobre a identificação da Terra Indígena Anacé em Caucaia e São Gonçalo do Amarante/CE

11/08/2010

Fonte: FUNAI -www.funai.gov.br



A Funai esclarece que tem conhecimento do acordo assinado pelo Governador do Estado do Ceará e lideranças indígenas, legítimos representantes do povo Anacé, e entende a ansiedade de todos em dar prosseguimento à identificação dos limites da terra indígena com agilidade. Conforme divulgado em 23 de julho, o grupo técnico com atribuição de identificar e delimitar a Terra Indígena Anacé, localizada nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante/CE, foi constituído por meio da Portaria n 1.035/PRES. Compõem a equipe as antropólogas Siglia Zambrotti (CGID/Funai) e Júlia de Paiva (CGGAM/Funai), o ambientalista colaborador Cláudio Emídio, além do engenheiro agrônomo Marcelo Antônio, da Coordenação Regional da Funai em Maceió, e representantes indicados pelos municípios afetados e pelo governo do Estado do Ceará.

Às comunidades indígenas, a Funai assegura que os trabalhos serão realizados de forma isenta pelo grupo técnico em campo, de acordo com as regras estabelecidas pelo Decreto n 1.775/96, que regulamenta o procedimento administrativo para demarcação das terras indígenas. Cabe ressaltar que a opinião da antropóloga Siglia Zambrotti, em reportagem veiculada pelo jornal "O Povo" no dia 28 de agosto, não expressa o posicionamento oficial da Funai, já que a documentação sobre o referido acordo está em análise pela Procuradoria Federal Especializada da Funai.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.