De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios sequestram agricultores

02/09/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



Seis trabalhadores da Fazenda Brasncan, localizada no Vale Xapuri, em Apiacás, foram feitas reféns por cerca de 40 índios kaiabys. Armados com arco e flecha, além de armas de fogo, os índios invadiram a fazenda na sexta-feira e sequestraram seis das sete pessoas que estavam no local, inclusive, o gerente da fazenda, conhecido apenas como Léo.

Os reféns foram levados de barco para a aldeia Kaiaby, na divisa com o sul do Pará. Segundo informações do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Alta Floresta, Coronel Valdemir Barbosa, os índios desceram o rio por cerca de três horas até a aldeia. Eles querem que seja demarcada a terra aumentando a área territorial.

A Fazenda Brascan tem 75 mil hectares e faz divisa com a reserva. Moram na aldeia Kaiaby 130 índios entre homens, mulheres e crianças. Perguntando se o comandante teme pela vida dos reféns, o coronel Barbosa disse que pelo contato com o cacique Artur, os índios pareciam estar muito nervosos, ou seja; "Tudo pode acontecer", disse o comandante.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.