De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índio pataxó é assassinado a tiros em área de conflito na Bahia

26/10/2010

Fonte: Jc Online - http://jc.uol.com.br/



Um índio pataxó foi morto com um tiro nas costas na noite do último sábado em Pau Brasil, no litoral sul da Bahia. José de Jesus Silva, 37 anos, da aldeia pataxó hã, hã, hãe, foi alvejado em frente à Fazenda Bela Vista, onde um grupo de mais de 300 indígenas está acampado desde o último dia 4. A Polícia Federal (PF) de Ilhéus investiga o caso.

Após o assassinato, o medo e a tensão tomam conta da aldeia. Alvejado por desconhecidos em uma moto, o pataxó teria gritado e ainda correu, mas caiu alguns metros adiante. Os companheiros que estavam com ele na fazenda o levaram para a Fundação Hospitalar de Camacan, cidade próxima, mas ele não resistiu. O corpo da vítima foi enterrado ontem pela manhã sob forte comoção.

Cautelosa, a cacique Ilza Rodrigues disse que não tem informações precisas sobre o que aconteceu e, antes de tomar qualquer atitude, quer conversar com as pessoas que estavam com Silva no momento do crime.

A fazenda é chamada de área de retomada, ou seja, terras que os índios aguardam ser desapropriadas. Além dela, há outras cinco na região onde os indígenas montaram acampamentos. O irmão da vítima, Jorge de Jesus Silva, suspeita da pistolagem que cerca as seis fazendas ocupadas. "Nós só queremos nossa terra, mas eles querem guerra".

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2010/10/26/indio-pataxo-e-assassinado-a-tiros-em-area-de-conflito-na-bahia-241498.php
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.