De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Apreendidos tratores e madeiras na terra Zoró

17/09/2003

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



Apreensões de 7.717,86 metros cúbicos de madeiras de várias espécies (inclusive, algumas ameaçadas de extinção) e de três tratores - skide, reto escavadeira e um de esteira. Este foi o resultado da operação de fiscalização que a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou na terra indígena dos Zoró. A área foi desintrusada, mas foi montada barreiras para evitar novas invasões.
Caxeta, ipê, cedro, cerejeira, frejó, peroba, camaru, sucupira, garapeira, angelim, jatobé a maracatiara. Estas são algumas das espécies florestais que estão sendo roubadas da terra indígena Zoró por parte de grandes grupos de madeireiros. Os desmatamentos indiscriminados já com prometem o ecossistema e a biodiversidade daquela unidade de preservação permanente.
Um abaixo-assinado elaborada pela Associação do Povo Indígena Zoró (Pangyjej) denuncia as pressões que os índios vêm sofrendo por parte dos madeireiros José João Pessoa e Luiz Turatti, que insistem em roubarem madeiras clandestinamente das áreas indígenas. No documento, fiscais do Ibama são acusados de receberem propinas para não fiscalizar os desmatamentos ilegais e indiscriminados. Outros envolvidos estão sendo investigados.
Segundo o coordenador Regional de Fiscalização, Abrahão Negreiros Tejas, as denúncias sobre a exploração ilegal de madeira na terra indígena Zoró já é do conhecimento do gerente executivo do Ibama/RO, Osvaldo Luiz Pittaluga; do procurador-geral do Ministério Público Federal, Francisco de Assis Marinho; e do superintendente da Polícia Federal, Marcos Aurélio Pereira de Moura.
Então, ao contrário do que a mídia tem divulgado, a Administração Executiva Regional da Funai em Rondônia vem envidando todos os esforços para evitar as invasões das terras indígenas. Inclusive, desde que assumiu a ERA/PVH, Rômulo Siqueira de Sá tem priorizado a intensificação da fiscalização, de forma a minar qualquer tentativa de invasões às reservas dos silvícolas no Estado.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.