De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Amanhã tem XI Sexta Cultural do Projeto Tamî'kan

05/11/2010

Fonte: Ascom Secd RR - http://www.educacao.rr.gov.br/



Com o tema "Interação e Valorização das Culturas Tradicionais Brasileiras" , será realizada amanhã (22) a XI Sexta Cultural - Tamî'kan. O evento será na Casa de Cura (BR-174 próximo ao viaduto - bairro Raiar do Sol) no horário das 8h às 22h e contará com uma extensa programação. A Sexta Cultural faz parte das atividades do Curso Magistério Indígena Tamî'kan e é desenvolvida pelos alunos em cada etapa presencial, com apresentação de trabalhos, pesquisas científicas e pedagógicas, de acordo com o tema contextual de cada etapa. Pela manhã, as atividades começam com oração e canto, apresentação do Coral Canarinhos da Amazônia, grupo Cabelos de Prata com a Dança do Carimbó, dramatização de lendas e mitos da Região Norte e festas tradicionais da Região Nordeste do Brasil. Haverá também salas temáticas com danças indígenas, mostra de cartazes, pratos típicos da culinária indígena e exposição de artesanato. No horário da tarde, a programação começa a partir das 14h com atividades desportivas e recreativas como beber caxiri, caça ao tesouro, torneio de futebol, vôlei entre outros. O encerramento será à noite com desfile de trajes indígenas tradicionais da região, dramatização da lenda do Tepequem, homenagem às personalidades de destaque da Cultura Roraimense e desfile da mais bela índia e índio guerreiro do Tamî'kan. Tamî'kan - o Tamî 'kan, que na língua Macuxi quer dizer "sete estrelas", é um projeto que tem como principal objetivo formar professores que já atuam como docentes nas comunidades indígenas, mas que não têm formação em Magistério. O projeto qualifica esses profissionais com formação específica bilíngüe e intercultural para exercerem suas atividades docentes na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. O projeto teve início em dezembro de 2007 e é desenvolvido pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR, da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos (SECD). A Etapa presencial possui carga horária intensiva com a presença do professor formador de 2.700h, executadas em oito etapas, no período de férias ou recesso escolar. A metodologia é desenvolvida a partir dos princípios da educa indígena, respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural. Participam do curso, um total de 300 professores indígenas de oito etnias - Makuxi, Yanomami, Wapichana, WaiWai, Yekuana, Ingarikó, Mawayana, Taurepang. Durante o curso de formação, os professores indígenas recebem aulas de Gestão Educacional, Antropologia, Didática da Língua Portuguesa, Arte Indígena, Espanhol, Informática, História da Educação, entre outras disciplinas.

http://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1675&Itemid=29
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source