De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios indiciados por morte de pataxó

09/11/2010

Fonte: JC On line - http://jc.uol.com.br/



A Polícia Federal (PF) indiciou os índios Antônio de Jesus Silva e Anderson Souza Melo pela morte acidental do também pataxó hã hã hãe José de Jesus Silva, 37 anos. Um dos irmãos da vítima havia dito que o caso se tratava de uma execução durante uma emboscada. O crime aconteceu no dia 20 de outubro, a 50 metros da Fazenda Boa Vista, em Pau Brasil, extremo sul da Bahia, área onde há um intenso conflito por terra envolvendo fazendeiros e índios. A fazenda que fica perto do local do crime é uma das seis invadidas por indígenas há pouco mais de um mês.

José Silva levou um tiro nas costas que atravessou o corpo e saiu no abdome. De acordo com a PF, o disparo foi dado pelo próprio irmão dele, Antônio, quando manuseava um revólver calibre 38, dentro do carro em que estavam. Antônio foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e Anderson foi enquadrado na Lei de Desarmamento, por porte ilegal de arma. No depoimento, Anderson disse que estava com a arma e Antônio pediu para examiná-la, sem saber que estava com munição. Em um dado momento, a arma disparou acidentalmente, atingindo José Silva, que dirigia o carro. A vítima ainda abriu a porta do carro e caiu.

Outro irmão da vítima, Jorge de Jesus Silva, que também estava no carro, escapou de ser indiciado por informação caluniosa. No dia do crime, ele disse na delegacia local que o irmão teria sido baleado por um pistoleiro, que estaria de tocaia e fugiu de moto.

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2010/11/09/indios-indiciados-por-morte-de-pataxo-243621.php
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.