De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funasa intensifica ações de vigilância à saúde em comunidade indígena

07/12/2010

Fonte: Portal Stylo - http://www.jornalstylo.com.br/



A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (suest-TO) e o Distrito Sanitário Especial Indígena ( Dsei - TO), iniciaram essa semana um plano de intensificação das ações de vigilância e assistência á saúde junto as comunidades indígenas da etnia Apinajé, localizada no município de Tocantinópolis , extremo oeste do Estado.

As ações do plano se prolongam até o dia 18, visa intensificar as atividades de saúde com orientações e implantações de rotinas complementares para prevenir e controlar os agravos comuns no período chuvoso, que ocorre entre os meses de dezembro a março, a fim de proporcionar à comunidade atendida condições adequadas de saúde.

As atividades serão executadas por um grupo/Equipe multidisciplinar e multiprofissional do Pólo Base indígena de Tocantinópolis, com a presença da equipe técnica do Dsei - TO, responsáveis pelos programas de saúde; técnicos de saneamento básico da Divisão de Engenharia e de educação em saúde da Funasa, com o apoio dos agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento das aldeias.

O atendimento será feito nas aldeias que apresentam maior número de agravo à saúde, priorizando crianças menores de cinco anos; gestantes, com o atendimento ao pré-natal e puericultura, com avaliação clinica das gestantes e crianças com peso baixo e/ ou muito baixo para idade; coleta do PCCU, avaliação dos casos referenciados; busca de sintomáticos respiratórios; casos de hanseníases existentes; realização de teste rápido para diagnóstico do HIV; atividades de educação em saúde e ações de saneamento ambiental.

Visando o atendimento das demandas reprimidas dos Programas de Saúde implantados: Saúde da Mulher e da Criança; Dst/Aids; Vigilância Alimentar e Nutricional, Imunização; Saúde Bucal; Tuberculose e Hanseníase; Saúde Mental; referência e contrarreferência.

Segundo Ivaneizília Nolêto, chefe do Dsei - TO, as ações faz parte do Plano Operacional e Distrital/2010 da Funasa, que tem como principal objetivo a redução da mortalidade infantil nas populações indígena de abrangência do Dsei - TO.

A Etnia Apinajé possue uma população de 1.943 indígenas que vivem em 20 aldeias, nos municípios de Maurilândia e Tocantinópolis. Conta uma equipe multidisciplinar de saúde composta por enfermeiros, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, técnico em consultório dentário, agente indígena de saúde e agente indígena em saneamento para prestar assistência básica nas aldeias.

No Tocantins, o Dsei atende uma população de 9.780 indígenas distribuídas em 6 etnias: Apinajé, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Javaé e xerente.

A ação conta com parceria do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis.
(Da Ascom/Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins)

http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=6f0200949a7792788dba9b8abb987d1c
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.