De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios Guajajaras interditam a Ferrovia Carajás

09/02/2011

Fonte: Imirante.com - http://imirante.globo.com/



SÃO LUÍS - Índios Guajajaras, da aldeia Massaranduba, no município de Alto Alegre do Pindaré, interditaram a Estrada de Ferro Carajás. A Vale já confirmou a interdição, mas ainda não há detalhes.

De acordo com informações apuradas pelo Imirante, os indígenas interditam o mesmo local de protestos anteriores, o Km 289, entre os povoados de Mineirinho e Auzilândia. A informação é que os índios estão, exatamente, no povoado Três Bocas, na passagem para a aldeia Massaranduba.

Os guajajaras pedem a presença do prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atenir Ribeiro Marques (PRTB), e de representante da Vale.

Motivos anteriores

Na última interdição, há quase um ano, os índios reclamavam que a Fundação Nacional do Índio (Funai) não estava repassando os materiais agrícolas à aldeia. Na época, a Vale informou que os repasses dos recursos, referentes ao acordo de cooperação (termo em vigência 2007 a 2016), foram feitos integralmente.

http://imirante.globo.com/noticias/2011/02/09/pagina266193.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.