De Povos Indígenas no Brasil

News

Brasil boicota audiência sobre Belo Monte na OEA

27/10/2011

Fonte: OESP, Economia, p. B7



Brasil boicota audiência sobre Belo Monte na OEA

Denise Chrispim Marin
Correspondente / Washington

O Brasil recusou-se a participar de audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ontem, na qual seriam debatidos novos obstáculos potenciais à construção da Usina de Belo Monte, no Pará.
A ausência de diplomatas da missão brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) à reunião foi interpretada como "boicote" por entidades de direitos humanos em favor da medida cautelar expedida em abril passado pela comissão para impedir o início da obra.
Os diplomatas da missão do Brasil na OEA recusaram-se a falar ontem com o Estado sobre o novo dilema. Mas o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty, declarou ter o governo brasileiro entregue todas as informações requisitadas pela CIDH sobre Belo Monte.
"O material é considerado pelo governo brasileiro como suficiente para eliminar quaisquer dúvidas. Somente vamos nos manifestar se surgirem fatos novos." Organizações não governamentais contrárias à obra criticaram duramente a ausência brasileira e argumentaram haver, pelo menos, dois novos fatos. Em 17 de outubro, a desembargadora Selene de Almeida, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, considerou ilegal o decreto que autorizou a instalação da usina, de 2005. A desembargadora é relatora do pedido do Ministério Público do Pará de suspensão das obras, para permitir a manifestação dos indígenas afetados.
O segundo fato seria uma recente carta da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores de Altamira à presidente Dilma para pedir a suspensão da obra. Segundo Andressa Caldas, da organização Global Justice, a situação em Altamira mudou consideravelmente desde o início do ano, sobretudo com o fluxo migratório de 22 mil pessoas para a cidade - 6 mil a mais do que o estimado.

OESP, 27/10/2011, Economia, p. B7
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source