De Povos Indígenas no Brasil

News

Jaime Campos diz que conflito em Suiá Missú é questão de Estado

11/07/2012

Autor: Vinícius Tavares

Fonte: Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br



Com a autoridade de quem já governou Mato Grosso e intermediou conflitos agrários, o senador Jaime Campos (DEM-MT) afirmou que o litígio envolvendo produtores rurais e índios xavantes na região de Suiá Missú, no Araguaia, é "questão de Estado".

O assunto foi tratado em seu gabinete, nesta quarta-feira (11), durante reunião entre o governador Silval Barbosa (PMDB), parlamentares federais e representantes dos produtores rurais afetados pela indefinição criada em torno da criação de uma reserva indígena na região.

Ao afastar a tese de que o tema passa apenas pelo enfrentamento junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela atuação de parlamentares federais nas comissões temáticas, Jaime defendeu a criação de um movimento cívico para mobilizar a sociedade mato-grossense no sentido de evitar o prolongamento do impasse.

"Este é assunto de Estado. O governador [Silval] precisa mobilizar os poderes legislativo e judiciário. Há documentos que tratam do impedimento para aumentar uma reserva indígena, mas falta vontade política para resolver", declarou.

O parlamentar citou caso ocorrido no Estado de Rondônia, onde o governo estadual, o poder judiciário e as bancadas estadual e federal juntos conseguiram revogar decisão que permitia a demarcação de novas terras indígenas em prejuízo a inúmeros produtores rurais.

Sem citar nomes, Jaime mandou um recado a alguns parlamentares que, segundo ele, não têm demonstrado envolvimento para resolver o problema e defendeu uma postura pró-ativa do Estado para pressionar o governo federal a evitar que a Funai promova novos conflitos.

"Temos que reagir contra esta 'p.'. Tem alguns [parlamentares] que não tem coragem de se posicionar. Queremos ver que é a favor deste povo [produtores rurais]. Vejo a força do pessoal do nordeste, que se mobiliza, mas não vejo isso no centro-oeste. Querem acabar com Mato Grosso", protestou.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Campos_diz_que_conflito_em_Suia_Missu_e_questao_de_Estado&edt=33&id=268056
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source