De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Cai liminar que mandou despejar índios em Japorã

18/12/2013

Autor: Celso Bejarano

Fonte: Correio do Estado - http://www.correiodoestado.com.br



Foi suspensa ontem uma das quatro ordens judiciais que mandava os índios guarani nhandeva saírem de fazendas ocupadas em Japorã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Pela determinação judicial, os índios deveriam ser despejados hoje, quarta-feira. A Funai recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo), que acatou o pedido. Os guarani, segundo os fazendeiros, invadiram de um mês para cá ao menos 14 fazendas em Japorã.

Os índios asseguram que a região, em torno de 9,5 mil hectares, foi declarada como território indígena em 2005.

Contudo, os fazendeiros ingressaram com recursos e o caso ainda não foi definido pela Justiça Federal.

A superintendência regional da Polícia Federal, em Campo Grande, não informou que havia escalado efetivo para cumprir hoje o mando judicial sobre as outras três fazendas. Os índios avisaram que com ou sem ordem fica nas fazendas.



http://www.correiodoestado.com.br/noticias/cai-liminar-que-mandou-despejar-indios-em-japora_202623/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.