De Povos Indígenas no Brasil
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MEC quer Estado como gestor, mas educadores preferem os municípios
20/11/1997
Fonte: Diário de Cuiabá (Cuiabá - MT)
Documentos anexos
O texto do capítulo indígena do PNE apresenta controvérsias e polêmicas. A representante do Comitê Nacional de Educação Indígena, Nietta Monte, em Cuiabá (MT), falou sobre o assunto durante a Conferência Ameríndia de Educação Indígena e o Congresso de Professores Índios, eventos realizados simultaneamente. Um dos pontos que gerou descontentamento por parte de educadores diz respeito a estadualização da educação nas aldeias. Este e outros aspectos foram comentados e rebatidos por Nietta Monte.
O professor Bartolomeu Meliá, em palestra concedida à Conferência Ameríndia de Educação, defendeu que a escola tenha sido a grande responsável pela degradação cultural e linguística dos indígenas, destacando três fatores que levaram a isso: o desrespeito à língua, a homogeneização do currículo e a má formação de professores.
O professor Bartolomeu Meliá, em palestra concedida à Conferência Ameríndia de Educação, defendeu que a escola tenha sido a grande responsável pela degradação cultural e linguística dos indígenas, destacando três fatores que levaram a isso: o desrespeito à língua, a homogeneização do currículo e a má formação de professores.
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