De Povos Indígenas no Brasil

News

Jovina Rehn Ga: mulher, kaingang, lutadora do Paraná

06/03/2017

Autor: Daniel Giovanaz

Fonte: Brasil de Fato- https://www.brasildefato.com.br



É difícil acreditar que, até os quinze, Jovina Rehn Ga só falou o idioma kaingang. Prestes a completar 50 anos, ela é uma mulher articulada, cheia de planos e histórias para contar - em bom português.

Natural do Sudoeste, a indígena chegou a Curitiba há duas décadas. Viveu debaixo de viadutos, em acampamentos precários, em barracos de lona. Desenvolveu sua liderança em meio à luta por moradia. Logo ela, que traz nas veias o sangue daqueles que habitavam essas terras muito antes do "descobrimento".

Em 2009, Jovina participou da fundação da primeira aldeia indígena urbana do Paraná. A comunidade Kakané-Porã, na região Sul de Curitiba, abrigou 35 famílias que vendiam artesanato na capital. Para se tornar vice-cacique da aldeia, precisou vencer o preconceito. "Machismo não é coisa só de homem branco", lamenta. Apesar das dificuldades, tornou-se vice-presidente do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas e passou a integrar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

Voluntária por um ano e meio na Casa de Passagem Indígena - inaugurada em 2015 para receber famílias que vêm a Curitiba e não têm onde morar -, Jovina mudou-se no fim do ano passado para o Norte do Paraná. Hoje, se dedica à preservação de sementes crioulas e a um trabalho de resgate da cultura dos Guarani e dos Kaingang.

"Quando terminar a missão lá, venho ajudar na disputa das terras aqui no litoral", afirma, em referência aos conflitos na região de Guaraqueçaba. Mãe de três filhos, ela sabe que a luta não para: após 500 anos de saqueio e exploração, há muito o que reconquistar.



https://www.brasildefato.com.br/2017/03/06/jovina-rehn-ga-mulher-kaingang-lutadora-do-parana/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source