De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Funai alegou falta de recursos para não demarcar área

02/05/2017

Fonte: OESP, Política, p. A6



Funai alegou falta de recursos para não demarcar área

André Borges ,
O Estado de S.Paulo

Brasília - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), publicou documentos na internet para demonstrar que, ainda em agosto do ano passado, recorreu formalmente à Fundação Nacional do Índio (Funai) para que o processo de identificação e demarcação da terra indígena do Território Gamela, no município de Viana (MA) fosse realizado pelo órgão indigenista, "para evitar o agravamento do conflito em questão".
Em 24 de outubro de 2016, segundo outro documento divulgado pelo governador, chegou a resposta da Funai. No ofício, o órgão afirma que, "desde 2012, essa Fundação não dispõe de mecanismo de contratação de profissionais externos para compor e coordenar GTs (grupos de trabalho), contando apenas com profissionais que se dispõem a trabalhar na condição de colaboradores eventuais, e que em geral não têm condições de se dedicar exclusivamente aos estudos".
A Funai é clara em negar o pedido. "Por isso, frisamos que não há previsão para constituição de grupo técnico multidisciplinar no âmbito do Plano Plurianual 2016-2019 para realizar estudos na área reivindicada pelo povo Gamela, até o momento", respondeu a carta no documento.
Até mesmo uma reunião que seria realizada para tratar do assunto foi suspensa, segundo a Funai, "em virtude do bloqueio de verbas orçamentárias".
Flávio Dino lembrou ainda que, pela Constituição, a demarcação de terras é um processo realizado exclusivamente pelo governo federal e que não depende de iniciativas do governo do Estado.

OESP, 02/05/2017, Política, p. A6

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governador-do-maranhao-diz-que-funai-negou-ajuda-por-falta-de-verbas,70001759638
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.