De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Ataque contra índios foi planejado, diz Comissão Pastoral da Terra

05/05/2017

Fonte: Brasil 247 brasil247.com



A Comissão Pastoral da Terra Regional Maranhão (CPT-MA) vem a público denunciou o que chamou de "mais um ato brutal de violência contra a vida dos povos da terra, que desta vez atinge os indígenas Gamela, organizado em seu território no Povoado de Bahias, município de Viana, Maranhão". Um ataque de pistoleiros contra os índios no último domingo (30) deixou 13 feridos, de acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A Secretaria de Estado da Saúde confirma sete.Os índios da etnia Gamela reivindicam uma área de 14 mil hectares no Norte do Maranhão que foi doada pela a Coroa Portuguesa no século XVIII. Segundo eles, os fazendeiros tomaram a área deles no decorrer dos anos. A OAB-MA informou que os Gamelas estão aguardando processos que correm na Justiça, mas, com a demora da Justiça, os índios estão ocupando áreas por conta própria. A Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA pedirá ajuda da Anistia Internacional para intervir na disputa.

De acordo nota da CPT-MA, a ação dos pistoleiros foi "planejada e articulada por fazendeiros e pistoleiros da região, que, através de um texto no Whatsapp, convocavam pessoas para o ataque contra os indígenas".

Três índios estão internados no Hospital Clementino Moura, em São Luís. Um deles tem traumatismo craniano, o outro fraturas exposta por conta de espancamento e o terceiro sofreu ferimentos graves nos dois antebraços, ferimentos pelo corpo e uma bala alojada no tórax.

"Essa violenta ação aconteceu quando os indígenas decidiram sair de uma área tradicional retomada, prevendo a violência iminente. Dezenas de pistoleiros armados com facões, armas de fogo, e pedaços de madeira atacaram os Gamela no momento em que deixavam o Território. Para se protegerem, muitas pessoas correram e se esconderam na mata. Não mais suportando a violenta invasão ao seu Território, os indígenas intensificaram sua luta e decidiram por retomar seu Território sagrado", diz o texto.

"Indigna-nos os discursos de incitação ao ódio, racismo e a violência sistemática contra os povos indígenas, o que foi feito pelo deputado federal Aluísio Guimarães Mendes Filho (PTN/MA) ao conceder entrevista em rádio local após a retomada feita pelos Gamela no dia 28", continua.

Exigimos do governo do estado que faça a segurança da comunidade indígena que segue ameaçada. Exigimos o reconhecimento imediato do território indígena gamela! Enquanto houver violência aos filhos e filhas desta terra, não descansaremos. Seguimos lutando", finaliza.




http://www.brasil247.com/pt/247/maranhao247/293381/Ataque-contra-%C3%ADndios-foi-planejado-diz-Comiss%C3%A3o-Pastoral-da-Terra.htm
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.