De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Indígenas ocupam sede da Presidência na Avenida Paulista

30/08/2017

Fonte: Repórter Diário reporterdiario.com.br



Indígenas do povo Guarani ocuparam na manhã desta quarta-feira, 30, o prédio da secretaria da Presidência da República, na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Em Brasília, outro grupo acampou em frente ao Ministério da Justiça, em ação conjunta, segundo a assessoria de imprensa da Comissão Guarani Yvyrupa. O ato antecipa um protesto marcado para a tarde, às 17h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na mesma avenida.

Os manifestantes reivindicam a revogação de uma portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da terra indígena Jaraguá. A portaria 683 anulou a criação da reserva em São Paulo, criada em 2015, para ampliar para 512 hectares as terras.

Outra exigência dos manifestantes protesto é revogar o parecer 001/2017, da Advocacia Geral da União, que, segundo o grupo, "pode afetar os processos de demarcação de terras indígenas".

Em carta divulgada pelos manifestantes, eles afirmam que o povo Guarani "ocupou hoje a casa da Presidência em São Paulo, porque o Governo Temer invadiu no último dia 21/8 a nossa casa, a Terra Indígena Jaraguá". Procurado pela reportagem, o Ministério da Justiça ainda não comentou o assunto.




https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2397606/indigenas-ocupam-sede-da-presidencia-na-avenida-paulista/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.