De Povos Indígenas no Brasil

News

Funai incentiva debate sobre direitos das pessoas indígenas com deficiência

29/05/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Os direitos e desafios das pessoas indígenas com deficiência foram tema de debate no I Encontro Regional e Interinstitucional de Políticas para Indígenas com Deficiências e Indígenas Surdos, nos dias 22 e 23 de maio. Foram discutidos os dilemas enfrentados e as propostas de avanço em políticas públicas específicas para este segmento da população. O evento contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio da Coordenação Regional (CR) do Sul da Bahia, desde o planejamento até a execução.

Estiveram presentes no encontro, realizado junto ao povo Pataxó na Terra Indígena Coroa Vermelha, no estado da Bahia, pessoas indígenas com deficiência, cuidadores e familiares, além de lideranças indígenas de diversas comunidades da região. Eles contaram sobre as dificuldades enfrentadas na busca por acesso a serviços essenciais de assistência, atenção à saúde e cuidados básicos, como consultas, laudos e diagnósticos médicos, tratamentos essenciais de saúde e medicamentos.

"Como estão os nossos parentes com deficiência no fundo das aldeias?", indagou Paulo Rosa Titiar Vieira. Um dos principais militantes da causa no país, o indígena Pataxó Hãhãhãe refletiu sobre o isolamento e a invisibilidade vividos por indígenas com deficiência e cobrou das instituições públicas o cumprimento de seus papéis institucionais.

Além dos relatos, os indígenas contribuíram com propostas para um "Plano Interinstitucional e Intersetorial de Ação". As ideias e proposições foram sistematizadas em grupos temáticos, dentre eles: Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo, com a construção do plano, é garantir os direitos das pessoas indígenas com deficiência, especialmente nos municípios baianos de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

O servidor da Coordenação-Geral de Promoção ao Desenvolvimento Social (CGPDS) da Funai, Ricardo Sallum Freire, participou do encontro. Para ele, o evento, ao levantar o debate sobre os direitos das pessoas indígenas com deficiência, representou uma ação pioneira. "Por um lado, o debate chama atenção para as situações de violação de direitos pelas quais passam as pessoas indígenas com deficiência e, por outro, possibilita traçar um planejamento para a atuação dos agentes envolvidos em uma rede intersetorial de proteção social com a intenção de que as políticas públicas cheguem aos indígenas", pontua.

Também participaram do evento representantes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos e de Educação do Estado da Bahia. O evento contou ainda com a participação das prefeituras de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália; dos Conselhos de Caciques de Cabrália e Barra Velha; do Fórum de Educação Inclusiva dos Povos Indígenas da Bahia (FEIPIB), além de organizações da sociedade civil como a APAE de Porto Seguro e a Fábrica do Ser.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-incentiva-debate-sobre-direitos-das-pessoas-indigenas-com-deficiencia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source