De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Grande Reserva Mata Atlântica promove agenda turística com foco na cultura indígena

22/07/2025

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefatopr.com.br



Nos dias 27 e 28 de julho, a Grande Reserva da Mata Atlântica, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, realizará atividades especiais voltadas ao turismo e à cultura indígena Guarani. As atividades, realizadas no Ekôa Park, incluem passeios históricos, culinária, contemplação da natureza e conhecimentos sobre ervas medicinais.

A programação é conduzida pela cacique Ju Kerexu, da Aldeia Tekoa Takuaty, que é professora da língua Mbya-Guarani e ativista indígena. A iniciativa faz parte de um projeto voluntário que reúne diversos atores para promover o desenvolvimento regional com foco no turismo de natureza.

A Grande Reserva Mata Atlântica reúne cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, localizado entre os três estados. "Temos atrativos belíssimos e atividades para todas as idades e gostos nesse contínuo do Bioma Mata Atlântica. É o turismo aliado à sustentabilidade", disse o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Programação

No sábado (27), às 14h, acontece a oficina "Cultura Guarani e Artesanato Indígena", na qual os participantes vão conhecer a rica história e origem do Guarani, explorando suas narrativas orais e seus mitos de criação. Uma das atividades é a imersão nas técnicas e tradições do artesanato indígena, em os participantes aprendem a criar cestos e fazer trabalho em madeira e adornos, utilizando materiais e métodos tradicionais.

Já às 16h haverá apresentação do coral indígena no restaurante do parque, com músicas tradicionais cantadas em línguas nativas, que transmitem histórias, rituais e conhecimentos ancestrais. Para os amantes da natureza noturna, entre às 19h e 22h, acontece a experiência "Leitura do Céu", a partir de conhecimentos ancestrais. O objetivo é aprender a identificar constelações e estrelas importantes, entendendo seus significados culturais e a conexão com a natureza

No domingo (28), às 10h30, acontece a oficina "Ervas Medicinais Indígenas" na Trilha do Peabiru, na qual os participantes aprendem a identificar ervas medicinais nativas, suas propriedades curativas e métodos de preparo sustentável. Às 14h, no restaurante do parque, haverá uma oficina culinária indígena.

O foco gastronômico é o Xipa, um pão frito não fermentado, de origem Guarani. Os participantes aprenderão a preparar duas versões da especialidade: uma com farinha de milho e outra com farinha de trigo. O alimento foi importante para os Guaranis na Guerra do Paraguai.

Encerrando a programação do final de semana, às 16h, o coral indígena se apresenta mais uma vez no Oka Gastronomia, restaurante do Ekôa Park.

Serviço:

Turismo com imersão pela cultura indígena Guarani

Local: Ekôa Park - Estrada da Graciosa, Km 18,5 - São João da Graciosa/Morretes

Data: 27 (sábado)

Horário: 14h às 15h30

Atividade: Oficina "Cultura Guarani e Artesanato Indígena"

Horário: 16h às 16h45

Atividade: apresentação do coral indígena

Horário: 19h às 22h

Atividade: experiência "Leitura do Céu"

Data: 28 (domingo)

Horário: 10h30 às 12h

Atividade: oficina "Ervas Medicinais Indígenas"

Horário: 14h às 15h30

Atividade: oficina culinária indígena

Horário: 16h às 16h45

Atividade: apresentação do coral indígena

https://www.brasildefatopr.com.br/2024/07/22/grande-reserva-mata-atlantica-promove-agenda-turistica-com-foco-na-cultura-indigena
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.