De Povos Indígenas no Brasil

News

Camada de ozônio mostra que nem todo problema ambiental é irreversível

01/04/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Camada de ozônio mostra que nem todo problema ambiental é irreversível
Barreira de proteção contra os raios solares pode se reconstituir totalmente até 2050

Tiago Pechini

01/03/2025

Lá no alto, bem acima das nuvens, existe uma camada invisível que é quase como um escudo super poderoso que protege a Terra. Ela se chama camada de ozônio e tem uma missão importante: defender todos os seres vivos, como as pessoas, os animais e as plantas, dos raios do Sol. Esses raios podem causar queimaduras, deixar a gente doente e até prejudicar as florestas. Mas a camada de ozônio está lá, invisível, segurando essa barra.

Durante muito tempo, essa camada fez seu trabalho direitinho, sem que ninguém precisasse se preocupar. Mas aí, algumas coisas começaram a acontecer que a deixaram mais fraca. Foi como se de repente, essa cobertura estivesse perdendo seus poderes.

No passado, muitas coisas que a gente usava no dia a dia soltavam gases que subiam até o céu e começavam a destruir essa proteção. Esses gases, chamados CFCs (clorofluorocarbonos) -que nome complicado!-, estavam em produtos como sprays de cabelo e desodorantes, geladeiras e até ar-condicionado! E, sem que ninguém percebesse, eles estavam criando buracos na camada de ozônio. Um escudo todo furado, não ia funcionar muito. Nessa época, os raios solares estavam conseguindo passar direto para a Terra.

Foi quando os cientistas perceberam que, se não fizéssemos nada, as pessoas poderiam ficar doentes, as plantas poderiam secar, os animais poderiam sofrer. Seria um problemão. Então, eles correram para avisar os governos do mundo inteiro.

Daí, uma coisa histórica aconteceu. Há 40 anos, vários países decidiram se unir para proteger essa camada tão importante.

Eles assinaram um acordo chamado Protocolo de Montreal, que dizia que era preciso reduzir -e até eliminar- os gases CFCs que estavam corroendo a camada de ozônio. E sabe o que aconteceu? Funcionou. Cada vez mais, a camada de ozônio vai se refazendo.

Ela ainda não está tão forte quanto já foi, mas já está melhorando bastante. Se tudo continuar nesse caminho, os cientistas acreditam que até 2050 ela estará novinha em folha, protegendo a Terra como sempre fez. Não falta tanto tempo assim, vai.

"O Protocolo de Montreal é um exemplo de como, quando os países trabalham juntos, conseguem resolver grandes problemas. Esse esforço ajudou a melhorar a situação", afirma Flávia Martinelli, especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil, uma importante organização ecológica.

Mas calma aí, não podemos relaxar ainda. "Alguns novos produtos e gases ainda estão causando problemas para a camada de ozônio. Por isso, o cuidado deve continuar", afirma Flávia. Mesmo que o pior já tenha passado, precisamos continuar fazendo escolhas que ajudem o planeta.

E sabe o que é mais interessante? Todo mundo pode fazer a sua parte. Podemos escolher produtos que não usem gases prejudiciais, cuidar do meio ambiente e usar menos itens que soltam substâncias nocivas. Pequenas mudanças, como desligar aparelhos elétricos quando não estiverem em uso ou dar preferência a produtos ecológicos, já fazem uma baita diferença.

Assim, garantimos que a camada de ozônio continue protegendo a Terra por muitos e muitos anos.

O sucesso que o planeta Terra teve ao reverter parte dos danos à camada de ozônio é só um exemplo de que os problemas ambientais, por mais assustadores que pareçam, não são sempre irreversíveis.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2025/04/camada-de-ozonio-mostra-que-nem-todo-problema-ambiental-e-irreversivel.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source