De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Fundo Florestas Tropicais para Sempre é inovação em favor da conservação

11/06/2025

Autor: SOBRAL, Leonardo

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Fundo Florestas Tropicais para Sempre é inovação em favor da conservação
Fundo global propõe modelo estruturado para assegurar a proteção desse patrimônio fundamental para a regulação do clima

Leonardo Sobral
Engenheiro florestal e diretor de Florestas e Restauração do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora)

11/06/2025

Desde o anúncio de Belém como sede da COP30, a amazônia e outras florestas tropicais ocuparam espaço central nos debates sobre financiamento climático. Dentre as iniciativas mais inovadoras, destaca-se o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), um fundo global permanente que propõe um modelo estruturado para assegurar a proteção desse patrimônio fundamental para a regulação do clima e a geração de benefícios socioeconômicos para os povos que ali vivem.

Rompendo a lógica dos financiamentos intermitentes, o TFFF propõe a criação de um mecanismo de sustentação autossuficiente e perene, em que os recursos captados são investidos em ativos de renda fixa, gerando dividendos contínuos aos países e comunidades que mantêm suas florestas tropicais em pé.

A decisão do governo brasileiro de liderar a construção desse mecanismo, e lançá-lo na COP30, coloca o país no centro das discussões sobre soluções inovadoras para conservação florestal. É um protagonismo natural pela experiência já acumulada em outras iniciativas de monetização da floresta em pé, como o REDD+, as concessões florestais sustentáveis e os pagamentos por serviços ambientais (PSA).

O TFFF é mais um passo nesse caminho e é tão estratégico para o financiamento climático que exige a participação da sociedade civil, de comunidades indígenas, de cientistas e entidades ambientais nos processos de diálogo e consulta em curso.

Esse envolvimento é o que vai potencializar o impacto positivo da implementação do TFFF. O fundo prevê, por exemplo, que os recursos cheguem às populações que vivem e dependem das florestas sem burocracias excessivas -o que só se viabiliza com sua integração a outras políticas públicas e mecanismos de mercados sustentáveis.

A conexão entre diferentes iniciativas pode garantir que a conservação florestal ganhe envergadura para se tornar uma estratégia de desenvolvimento, contribuindo para a estruturação de cadeias produtivas sustentáveis, com fortalecimento da rastreabilidade de produtos florestais e criação de alternativas econômicas viáveis à conversão da floresta para outros usos.

Governança e transparência também serão fundamentais, e o TFFF já prevê tanto sistemas de monitoramento, auditoria e participação social, quanto uso de tecnologia de ponta para que os resultados da conservação sejam mensurados em tempo real, fortalecendo a confiança no cumprimento dos compromissos.

Esses são os ingredientes para fazer do TFFF um mecanismo realmente transformador. A iniciativa já tem um site e está promovendo rodadas de diálogos com sociedade civil, populações tradicionais e setor privado. A conservação das florestas não pode ser um compromisso exclusivo dos governos ou do setor privado. Ela precisa vir de um pacto coletivo.

O debate está aberto, e a construção desse caminho será tão importante quanto o destino que queremos alcançar. Agora é o momento de transformar essa oportunidade em uma conquista real para as florestas, seus povos e o futuro do planeta.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/06/fundo-florestas-tropicais-para-sempre-e-inovacao-em-favor-da-conservacao.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.