De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Defesa Civil vai à zona rural e perto de pedreira para investigar "tremor"

26/06/2025

Autor: Silvia Frias

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br



Equipe da Defesa Civil de Dourados está conversando com moradores da zona rural de Dourados, cidade a 251 quilômetros de Campo Grande para descobrir a origem da explosão seguida de tremor detectada ontem, por volta das 17h.

Conforme apuração da reportagem, a averiguação está sendo feita próxima das aldeias indígenas de Jaguapiru e Bororo, nas proximidades de Itaporã e na região de uma pedreira, localizada na MS-162.

Até agora, os relatos são de os moradores da zona rural ouviram "barulho diferente", mas que não souberam identificar qual seria a origem.

No site do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) consta que foram registrados tremor no dia 22 em Ouro Preto do Oeste (RO) e, no dia 23, em Prudente de Morais (MG). O tremor em Dourados foi relatado por uma pessoa anônima ao Centro de Sismologia. A pessoa relata que o barulho era de explosão de "troféu forte".

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) informou que não recebeu nenhum alerta relacionado ao caso.

A reportagem entrou em contato com a pedreira, mas não teve acesso a responsável que poderia falar sobre o assunto.

Susto - Moradores relataram ter ouvido um estrondo semelhante a explosão, seguido por vibração de janelas e paredes. No Jardim Caramuru, pessoas saíram de casa temendo uma queda de árvore ou acidente. Também houve registros no Parque Alvorada, na região Noroeste, e nas proximidades do Trevo da Bandeira, no lado Sul da cidade.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/defesa-civil-vai-a-zona-rural-e-perto-de-pedreira-para-investigar-tremor
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.