De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Comissão australiana afirma que população indígena sofreu genocídio

02/07/2025

Fonte: O Povo - https://www.opovo.com.br



Colonizadores europeus cometeram "genocídio" contra a população indígena da Austrália, afirmou uma comissão de inquérito no estado de Victoria.  Massacres, doenças, violência sexual, sequestro de crianças e assimilação levaram à "destruição quase total" da população indígena do estado.

A comissão insta o governo a reparar os danos pagando indenizações e restituindo terras e recursos naturais.  A chegada de onze navios britânicos para estabelecer uma colônia penal na atual Sydney, em 1788, foi o prelúdio de um longo período de opressão contra a população indígena da Austrália, cujos ancestrais viveram no continente por mais de 60.000 anos.  Atualmente, os aborígenes representam menos de 4% da população, têm uma expectativa de vida oito anos abaixo da média e são mais propensos a serem presos ou morrer sob custódia policial.  O governo promoveu uma reforma para conceder maior reconhecimento constitucional a esse grupo, mas a população rejeitou a proposta em um referendo realizado em outubro de 2023.

https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/2025/07/02/comissao-australiana-afirma-que-populacao-indigena-sofreu-genocidio.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.