De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Nota do Cimi: Anexa Cunningham, líder indígena exilada, é eleita presidente do Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas da ONU

18/07/2025

Fonte: CIMI - https://cimi.org.br



A eleição de Anexa Alfred Cunningham para a Presidência do Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas (EMRIP, na sigla em inglês) da ONU, no último dia 14 de julho, vem sendo celebrada pelos povos indígenas de todo o mundo.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) parabeniza Anexa pelo reconhecimento de seu trabalho e ressalta o compromisso firmado por ela de continuar fornecendo sua expertise de forma independente em defesa dos direitos dos povos indígenas e da justiça social.

Anexa Cunningham é indígena do povo Miskitu da Nicarágua e tem longa trajetória na defesa dos direitos dos povos indígenas, tanto a nível local quanto internacional. Ela atuou como especialista legal na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e na Organização dos Estados Americanos (OEA), além de integrar diversas organizações indígenas.

A atuação de Anexa em defesa dos direitos humanos dos povos indígenas passou a sofrer retaliações nos últimos anos, incluindo a sua saída forçada da Nicarágua por críticas ao caminho autoritário adotado por Daniel Ortega, em contraste ao sandinismo histórico, o que a levou a viver como exilada na Suíça.

Anexa se mostra atenta e preocupada com a situação dos povos indígenas no Brasil em um contexto de ataques a direitos constitucionais

Mesmo distante de seu povo e país, Anexa não parou de trabalhar na defesa dos direitos dos povos indígenas junto à ONU e organizações sociais do mundo, buscando garantir que suas vozes sejam ouvidas e que seus direitos sejam respeitados.

Particularmente com relação ao Brasil, não é de agora que Anexa se mostra atenta e preocupada com a situação dos povos indígenas em um contexto de ataques a direitos, caso da Lei 14.701/23, que estabelece a tese inconstitucional do marco temporal e libera as terras indígenas para a mineração e outros grandes empreendimentos.

O EMRIP é um órgão subsidiário do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, onde se salienta a importância de Anexa em sua Presidência. O CDH foi criado em 2006 pela Assembleia Geral da ONU e é o principal órgão intergovernamental que lida com direitos humanos. O Conselho de Direitos Humanos criou o EMRIP em 2007, por meio da resolução 6/36 do CDH. O EMRIP se reúne uma vez por ano, durante cinco dias.

Genebra, 18 de julho de 2025

Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

https://cimi.org.br/2025/07/anexa-presidente-emrip-nota-cimi/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.