De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Nossos igarapés estão doentes, mas ninguém vê, é como câncer', diz Alessandra Munduruku no TEDx Amazônia

08/06/2025

Autor: Vanessa Oliveira

Fonte: Um Só Planeta - https://umsoplaneta.globo.com/



'Nossos igarapés estão doentes, mas ninguém vê, é como câncer', diz Alessandra Munduruku no TEDx Amazônia
Liderança indígena alerta para os impactos do garimpo e cobra políticas públicas para territórios indígenas

A liderança indígena Alessandra Munduruku fez um forte discurso no TEDx Amazônia, realizado neste fim de semana em Belém, denunciando os impactos do garimpo, do desmatamento e da falta de políticas públicas nos territórios indígenas.

"Nossos igarapés estão doentes com o câncer do garimpo", afirmou. Ela ressaltou como a atividade ilegal contamina os rios, afeta a saúde das comunidades e destrói modos de vida tradicionais. "Hoje, o rio Tapajós está sujo. O útero das mulheres está contaminado com mercúrio. Até o leite materno está envenenado", disse.

Alessandra também alertou para a escassez de água potável em comunidades indígenas e os ricos à saúde que isso traz. "Tem lugar onde não tem água pra beber. Crianças carregam baldes por quilômetros para conseguir cozinhar. Isso é na nossa casa", denunciou.


O acesso à água potável tem se tornado um dos principais desafios nas comunidades indígenas da Amazônia, situação que se agrava em tempo de secas recordes, como vem ocorrendo.

Amazônia não está preparada para um mundo seco onde se cava buraco para buscar água.
- Alessandra Munduruku
Os graves impactos da degradação da Amazônia e de atividades ilegais que arrasam a terra deu o tom do seu discurso, ao ponto a líder comparar a destruição da floresta a uma doença invisível:

"Se corto o braço, todos veem. Mas se estou com câncer, só eu sinto. O mesmo acontece com o meio ambiente. Os igarapés estão doentes, mas ninguém vê", afirmou.

Ela ainda criticou a omissão diante das mudanças climáticas e, ao final, fez um apelo para a necessidade de ação coletiva e respeito aos direitos constitucionais dos povos indígenas.

"Vamos salvar esse planeta. Vamos demarcar nossas terras e tirar os invasores do nosso território. Sozinha, eu não vou [conseguir]. Mas juntos, a gente pode."

De 6 a 8 de junho, Belém do Pará virou o epicentro de ideias transformadoras e encontros de saberes com a 4ª edição do TEDxAmazônia, no Theatro da Paz.

Sob o tema "Resgates - um convite para um futuro melhor", o evento reuniu cerca de 700 participantes e mais de 30 palestrantes de diversos países da bacia amazônica, promovendo debates inspiradores sobre regeneração ambiental, justiça climática, saberes tradicionais, e muita poesia e arte.

https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2025/06/08/nossos-igarapes-estao-doentes-mas-ninguem-ve-e-como-cancer-diz-alessandra-munduruku-no-tedx-amazonia.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.