De Povos Indígenas no Brasil

News

Ativação da Força Naval Componente intensifica combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami

18/06/2025

Fonte: Agência GOV - https://agenciagov.ebc.com.br/



Ativação da Força Naval Componente intensifica combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami
As três Forças Armadas atuam em conjunto na região desde abril de 2024

O Comando Conjunto Catrimani II ativou, no último domingo (16/6), a Força Naval Componente (FNC), que está sob coordenação da Marinha do Brasil, ampliando a atuação no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A mobilização reforça o patrulhamento fluvial da região, com foco na proteção da Amazônia e das comunidades indígenas.

Meios navais em operação
A FNC iniciou sua participação com o emprego de importantes meios do Comando da Flotilha do Amazonas, entre eles o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) "Roraima", que retorna ao estado após 15 anos. O NPaFlu "Roraima" será, posteriormente, substituído pelo NPaFlu "Amapá", garantindo a continuidade das ações na região. Também participa da operação o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) "Carlos Chagas", que oferecerá atendimento médico e odontológico às populações ribeirinhas e indígenas.

Os navios operam no rio Catrimani, realizando missões de patrulhamento para interceptar embarcações utilizadas na atividade garimpeira ilegal, dificultar a logística dos grupos criminosos e intensificar a presença das Forças Armadas em uma das áreas mais sensíveis da Amazônia.

Como parte do reforço terrestre, um Grupo de Combate de Fuzileiros Navais do 1o Batalhão de Operações Ribeirinhas, sediado em Manaus (AM), chegará a Roraima no dia 19 de junho, transportado por uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira. Os militares atuarão em ações de patrulhamento fluvial e terrestre, integrados ao esforço do Comando Conjunto.

Cinco décadas de história: 50 anos do NPaFlu Roraima
Além de cumprir sua missão operacional na Amazônia, o NPaFlu "Roraima" celebra 50 anos de incorporação à MB. A trajetória do navio foi homenageada na manhã desta segunda-feira (17), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Durante a cerimônia, foi entregue a comenda "História Viva de Roraima" ao Comandante do 9o Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araújo Lampert, em reconhecimento aos serviços prestados pelo navio na defesa, integração e apoio às populações da Amazônia ao longo de cinco décadas.

O evento, realizado no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, contou com a presença de autoridades civis e militares, além da apresentação conjunta das bandas da MB e da Polícia Militar de Roraima.

Na solenidade, foi exibido uma prévia do documentário em produção pela TV Assembleia, que acompanha a última missão do NPaFlu "Roraima". A obra resgata a memória da embarcação e será lançada no dia 27 de junho, com transmissão pelo canal 57.3 e pelo YouTube oficial da ALE-RR (@assembleiarr).

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202506/operacao-catrimani-ii-ativacao-da-forca-naval-componente-intensifica-combate-ao-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source