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Funai e Unicef promovem oficinas de letramento intercultural para crianças indígenas migrantes da Venezuela

22/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Promover o fortalecimento das línguas maternas Warao e E'ñepa, ao mesmo tempo em que incentiva a autonomia nas relações com a sociedade brasileira por meio do ensino do português e do espanhol. Esse é o objetivo da Oficina de Letramento Intercultural que vem sendo desenvolvida em Roraima, na região Norte do Brasil, voltada a crianças e adolescentes indígenas migrantes e refugiados da Venezuela.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoia o projeto por meio da Coordenação Regional de Roraima (CR-RR) e da Coordenação-Geral de Processos Educativos e Culturais (CGPec). A ação é realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com execução do Instituto Pirilampos. As atividades acontecem nos abrigos Waraotuma a Tuaranoko, Jardim Floresta e na Comunidade Yakera Ine, em Boa Vista (RR).

O projeto integra o "Plano de Ação para Atendimento Educacional às Crianças e Adolescentes Indígenas Imigrantes no Estado de Roraima" e cumpre compromissos firmados na Ação Civil Pública do Ministério Público Federal (MPF-RR), que visa garantir os direitos educacionais de crianças e jovens indígenas migrantes.

Educação intercultural
Diante do número expressivo de pessoas do povo Warao e de outros povos oriundos do fluxo migratório recente da Venezuela, muitos em idade escolar, a proposta se torna fundamental para assegurar acesso à educação. Além de fortalecer a oralidade e a escrita nas línguas de origem, a oficina prepara crianças e adolescentes para a inserção na rede formal de ensino, desenvolvendo atividades de educação não formal com base em metodologias interculturais e interétnicas.

O projeto foi construído a partir do diálogo com lideranças e educadores Warao, inspirado na experiência do "Super Panas", desenvolvido pelo Unicef. A iniciativa envolve educadores e monitores indígenas, além de profissionais da área de educação que atuam como orientadores e mediadores. Dessa forma, valoriza o protagonismo indígena e reforça a importância de práticas educativas culturalmente referenciadas.

Ao mesmo tempo em que [as crianças indígenas] aprendem novos idiomas e conteúdos, elas mantêm vivas suas tradições e passam a ter condições de valorizar sua identidadeAndré Ramos, coordenador de Políticas de Educação Escolar e Formação Intercultural da Funai
Mais de 250 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, já participaram das oficinas, que unem jogos educativos, recursos pedagógicos próprios e práticas interétnicas. A primeira etapa do projeto, realizada entre abril e junho de 2025, registrou impacto positivo no desenvolvimento das crianças, motivando sua continuidade neste segundo semestre.

Segundo o coordenador de Políticas de Educação Escolar e Formação Intercultural da Funai, André Ramos, a iniciativa garante um processo educativo que respeita a diversidade cultural.

"Esse projeto busca, principalmente, contribuir para que essas crianças tenham acesso a um processo de letramento culturalmente sensível. Ao mesmo tempo em que aprendem novos idiomas e conteúdos, elas mantêm vivas suas tradições e passam a ter condições de valorizar sua identidade. Nosso compromisso é garantir um aprendizado que respeite a diversidade e favoreça a autonomia, sempre a partir do reconhecimento da cultura de cada povo", afirma o coordenador.

Com essa ação, a Funai reafirma seu compromisso de atuar em articulação com parceiros institucionais para assegurar os direitos educacionais específicos, a valorização das línguas e das culturas dos povos indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-unicef-promovem-oficinas-de-letramento-intercultural-para-criancas-indigenas-migrantes-da-venezuela
 

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