De Povos Indígenas no Brasil

News

Juliana Tupinambá é nomeada diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI)

02/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Ministério dos Povos Indígenas (MPI) nomeou a liderança Juliana Amanayara Tupinambá como diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizado no Rio de Janeiro. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União. Já a posse deve ocorrer nos próximos dias.

"Assumir a direção do Museu Nacional dos Povos Indígenas é, para mim, um grande desafio e também uma responsabilidade coletiva. Penso o museu como um espaço vivo, em constante movimento, que deve garantir o protagonismo indígena e a salvaguarda de nossos patrimônios materiais e imateriais", declarou Juliana.

A escolha do perfil técnico da liderança representa mais uma conquista para os povos indígenas, que têm ocupado postos de comando no MPI, na Funai e em outros setores do Governo Federal. Com a posse, Juliana passará a integrar esse grupo, o qual é responsável por promover uma série de avanços para a política indigenista.

Geógrafa, pedagoga, pós-graduada em Educação Indígena, mestre e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), Juliana é indígena do povo Tupinambá de Olivença, da Aldeia Mãe, Terra Indígena Tupinambá de Olivença, localizada em Ilhéus (BA). A liderança já integrou a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) e o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA). Servidora estadual, também foi chefe de gabinete da Secretaria dos Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas do Ministério do Povos Indígenas (MPI) e é uma das cofundadoras do projeto "Filhas da Ancestralidade", do Estado da Bahia.

Entre as prioridades da gestão dela à frente do MNPI estão a participação ativa dos povos indígenas na construção de políticas culturais; o fortalecimento dos museus existentes nos territórios, ampliando o diálogo com as comunidades; e a reabertura do espaço físico do MNPI, para que se consolide como um pólo educativo e de valorização das culturas indígenas.

"É fundamental que o museu seja instrumento para aplicação da Lei 11.645/2008, contribuindo para desconstruir a ideia do indígena como pertencente apenas ao passado, e reafirmando nossa presença, saberes e lutas no presente. Queremos um museu vivo, pulsante, com a presença ativa dos povos indígenas, refletindo nossa diversidade e movimento contínuo", enfatizou.

Sobre o MNPI

O Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI) é responsável pela política de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos indígenas no Brasil, tendo sob sua guarda um significativo conjunto de bens culturais de natureza arquivística, museológica e bibliográfica sobre esses povos.

O acervo etnográfico da instituição reúne mais de 20 mil objetos contemporâneos que são expressões da cultura material de 150 povos indígenas brasileiros. Suas origens remontam à década de 1940 e se estendem à atualidade, tendo em vista a crescente participação indígena nos processos para salvaguarda do patrimônio cultural e a constante incorporação de novas coleções obtidas diretamente junto a comunidades de todo o país.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/juliana-tupinamba-e-nomeada-diretora-do-museu-nacional-dos-povos-indigenas-mnpi
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source