De Povos Indígenas no Brasil

News

No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços

06/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) entregou, no dia 27 de setembro, voadeiras (embarcações) e motores ao povo indígena Waiãpi, do Amapá. O objetivo da ação é possibilitar às comunidades o transporte por meio das águas do território, em especial para o acesso a serviços de saúde.

Oito aldeias centrais da Terra Indígena (TI) Waiãpi, território tradicional do povo Waiãpi, receberam os equipamentos: Akaju, Aramirã, Aruwaíty, Jakareakãgoka, Mariry, Ytape, Ytuwasu e Yvyrareta. O cacique Kumare Waiãpi agradeceu a iniciativa. "É muito importante esse apoio, porque nosso acesso pelo rio é muito difícil", contou a liderança.

A chegada de motores de popa e de voadeiras não representa apenas a entrega de bens materiais, mas simboliza a concretização de um compromisso da nova gestão da Funai com a vida, a saúde e a dignidade dos povos indígenas.Priscila Karipuna, coordenadora regional da Funai
A entrega foi realizada pela Coordenação Regional do Amapá e Norte do Pará (CR-ANP) da Funai, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Amapá e Norte do Pará, vinculado à Scretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS). A CR-ANP adquiriu os equipamentos a partir de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (AP).

De acordo com a coordenadora regional da Funai, Priscila Karipuna, os equipamentos vão fortalecer o atendimento às demandas de saúde, assegurando maior rapidez nos deslocamentos e no acesso a serviços indispensáveis. "A chegada de motores de popa e de voadeiras não representa apenas a entrega de bens materiais, mas simboliza a concretização de um compromisso da nova gestão da Funai com a vida, a saúde e a dignidade dos povos indígenas", destacou a coordenadora.

Priscila Karipuna também reforçou a importância do Parlamento na construção de políticas públicas que promovam a proteção e a valorização dos direitos dos povos indígenas. "Este avanço se torna realidade graças à parceria e ao apoio fundamental do senador Randolfe, cuja atuação firme em defesa dos povos indígenas têm possibilitado conquistas concretas como esta", pontuou.

A entrega dos equipamentos reforça o compromisso da Funai com a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas. Outras entregas estão agendadas para comunidades indígenas do Amapá e Norte do Pará e devem acontecer ainda em outubro.

CR Amapá e Norte do Pará
A Coordenação Regional do Amapá e Norte do Pará está localizada no município de Macapá (AP) e atua junto aos povos indígenas das etnias Galibi Kali'na, Karipuna, Galibi Marworno, Tiriyó, Katxuyana, Waiana, Apalai, Palikur e Wajãpi. Criada em 1987, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas nos estados do Amapá e Norte do Pará.

A área de atuação da CR Amapá e Norte do Pará abrange os municípios de Oiapoque (AP), Laranjal do Jari (AP), Pedra Branca do Amapari (AP), Monte Alegre (PA), Alenquer (PA), Almeirim (PA), Óbidos (PA) e Oriximiná(PA), onde vivem aproximadamente 13 mil indígenas.

À CR são vinculadas as Unidades Técnicas Locais (UTLs) Oiapoque I, Oiapoque II, Oiapoque III e Pedra Branca do Amapari. As UTLs têm como atribuições fazer a interlocução com instâncias governamentais locais para o acesso dos povos indígenas a direitos sociais; implementar ações de promoção e proteção dos direitos sociais, de etnodesenvolvimento e de proteção territorial; implementar ações para a preservação e a proteção do patrimônio cultural indígena.

É por meio das CRs e UTLs que a Funai se faz presente nas terras indígenas e planeja a implementação de ações em diálogo e consulta prévia às comunidades.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/no-amapa-funai-entrega-equipamentos-ao-povo-waiapi-para-facilitar-transporte-fluvial-e-acesso-a-servicos
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source