De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Indígenas se reúnem em Brasília para reivindicar demarcação de terras

13/10/2025

Fonte: TV Brasil EBC - https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/10/indigenas-se-reunem-em-brasilia-



Indígenas se reúnem em Brasília para reivindicar demarcação de terras

Repórter Brasil
No AR em 13/10/2025 - 19:00

Povos indígenas, além de ativistas, se reuniram hoje (13) em Brasília para reivindicar a demarcação de 107 terras de povos originários. Liderados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), os manifestantes cobram uma ação imediata do governo como parte do legado climático da COP30, que será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro.

Indígenas marcharam até o Ministério da Justiça, em Brasília, para pedir que o presidente Lula conclua a demarcação das terras indígenas pendentes até a COP30. O ato faz parte da campanha "A resposta somos nós", promovida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, com apoio de diversas entidades.

De acordo com a Apib, 107 territórios estão em fase final de demarcação. Dessas, 37 dependem da assinatura do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e outros 67 precisam do aval do presidente Lula para homologação.

Os manifestantes defendem que a demarcação dessas terras representaria um legado climático da COP30. Eles destacam a importância dos territórios indígenas para a preservação do meio ambiente.

De acordo com dados do Instituto Socioambiental, só na Amazônia, as terras ocupadas por povos originários apresentam um baixíssimo índice de desmatamento, com apenas 1,74% de vegetação original perdida historicamente.


https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/10/indigenas-se-reunem-em-brasilia-para-reivindicar-demarcacao-de-terras
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.