De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

'Na matança desse fogo, árvores de muitos anos de existência vão deixar de existir', diz líder de quilombolas de Goiás

03/10/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



'Na matança desse fogo, árvores de muitos anos de existência vão deixar de existir', diz líder de quilombolas de Goiás

03/10/2025

Luciana Casemiro

O fogo que avança desde o último domingo na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já destruiu 3,3 mil hectares, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e agora ameaça diretamente o território quilombola Kalunga.

- Isso é muito triste para nós. Estamos num período crítico de falta d'água. E, na matança desse fogo, árvores com muitos anos de existência vão deixar de existir. O incêndio está generalizado na Chapada, nos afetando bastante, assim como aos bichos. Ele está matando muitas arvorezinhas que estão brotando agora, principalmente cajueiros e mangabeiras. Tudo isso vai ser detonado pelo fogo - lamenta Carlos Pereira, presidente da Associação Quilombo Kalunga e coordenador nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Apesar da gravidade da situação, Pereira afirma que, por enquanto, não há plano de retirada da população quilombola do local:

- O povo está firme, de mãos dadas uns com os outros. Temos muitos brigadistas capacitados - vários deles Kalungas - que, mesmo com todos os desafios, têm colocado sua vida em risco para defender o nosso povo.

Uma perícia será realizada para apontar as causas do incêndio. Segundo o ICMBio, neste período de estiagem, a maioria das queimadas na região é provocada por ação humana, ainda que nem sempre criminosa.

https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2025/10/na-matanca-desse-fogo-arvores-de-muitos-anos-de-existencia-vao-deixar-de-existir-diz-lider-de-quilombolas-de-goias.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.