De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

CPT lança série de artigos inéditos com debates importantes rumo à COP30

23/10/2025

Fonte: CPT - https://cptnacional.org.br/



CPT lança série de artigos inéditos com debates importantes rumo à COP30

'Para "adiar o fim do mundo" - as verdadeiras soluções verdes brotam da terra' é uma série de artigos inéditos idealizada e articulada pela Comissão Pastoral da Terra, com o apoio de parceiros da luta camponesa, como parte da comunicação estratégica e popular rumo à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, a ser realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém do Pará.

A série se propõe a articular debates importantes em torno da emergência climática, como os conflitos no campo, os impactos do agro-hidro-minero-negócio e do capitalismo "verde" sobre a natureza e a humanidade, a defesa dos sócio-biomas, tudo sob os olhares e vozes dos povos da terra, das águas e das florestas, protagonistas na preservação da natureza e na defesa do meio ambiente.

Dessa forma, a escrita dos artigos conta com as experiências, saberes e saídas insurgentes para a crise climática produzidas nos territórios e comunidades camponesas, tradicionais e originárias do Brasil. Os dados de conflitos no campo produzidos há 40 anos pela CPT, bem como um diverso referencial de relatórios, dossiês, análises e formulações teóricas sobre a questão socioambiental do país, expressam a materialidade das experiências populares de resistência e enfrentamento ao Eco-Genocídio da natureza e de seus povos.

>> Leia aqui o primeiro artigo da série: Berço das águas do Brasil e América do Sul, o Cerrado e seus povos ficam fora da COP30

*A série será publicada originalmente pelo Le Monde Diplomatique Brasil e fica à disposição para republicação por veículos e portais de entidades parceiras da CPT.

https://cptnacional.org.br/2025/10/23/cpt-lanca-serie-de-artigos-ineditos-com-debates-importantes-rumo-a-cop30/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.