De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Vereadores de Campo Grande debatem moradia indígena em audiência pública

15/09/2025

Autor: Anna Gomes

Fonte: Mídia Max - https://midiamax.com.br/



Vereadores de Campo Grande debatem moradia indígena em audiência pública
Nos últimos anos, a capital de Mato Grosso do Sul teve aumento de 6 mil novos moradores indígenas

A Comissão Permanente das Causas Indígenas promove uma audiência pública para debater moradias na Aldeia Água Bonita, no bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande. O encontro será realizado nesta quarta-feira, dia 17 de setembro.

O debate, conforme a assessoria de imprensa da Câmara, terá como tema "Moradia Indígena: Uma Condição para o Bem Viver" e marca o início de série de audiências em aldeias da Capital.

A audiência é proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão. O objetivo do encontro será debater as principais dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas, a realidade da moradia indígena e a construção da Política Municipal dos Direitos dos Povos Indígenas.

A Casa de Leis deve percorrer sete aldeias da Capital, para ouvir os moradores e buscar soluções para as principais dificuldades enfrentadas. Todas as agendas serão previamente divulgadas no site da Câmara Municipal. Campo Grande concentra mais de 18 mil indígenas, tornando-se a cidade com a maior população indígena do Estado.

A vinda dos indígenas para Campo Grande tem se intensificado cada vez mais nos últimos anos. À procura de emprego e educação, os indígenas formam comunidades na periferia da cidade, muitas vezes ao ocupar terrenos públicos. Em 2018, a capital do Estado contava com quase 12 mil indígenas, de sete etnias diferentes.

Conforme as informações dos dados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgados em 2023, o número de moradores indígenas saltou de 12 mil para 18 mil.

Para a vereadora Luiza Ribeiro, o debate vai além da questão habitacional. "A moradia indígena não é apenas um lugar para viver, mas deve respeitar a identidade cultural, os modos de vida e as tradições dos povos originários. É fundamental que as políticas públicas considerem esses aspectos na sua formulação."

https://midiamax.com.br/politica/2025/vereadores-campo-grande-debatem-moradia-indigena-audiencia-publica/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.