De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Funai defende demarcação e proteção das terras indígenas como solução para a crise climática

17/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A demarcação e a proteção das terras indígenas estão entre as soluções mais eficazes e comprovadas para enfrentar a crise climática. Foi o que defendeu a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, durante o evento "Ampliando as Soluções: Grandes Apostas para o Clima, a Natureza e a Terra". O debate foi realizado na Casa TED, paralelo à COP30, em Belém (PA), na sexta-feira (14).

"Para nós, povos indígenas, o clima não é um conceito técnico, é uma relação viva. A floresta, os rios, os ventos e os espíritos da terra são parte do nosso modo de existir. Por isso, a crise climática é também uma crise de relação, de desconexão entre o ser humano e a natureza. A COP30 é o espaço ideal para reafirmar que não há transição ecológica sem a inclusão dos povos indígenas como protagonistas e coprodutores de soluções. A COP30 precisa ser lembrada como a conferência em que as vozes indígenas deixaram de ser consultadas e passaram a ser centrais na tomada de decisão", complementou a presidenta da Funai.

Joenia Wapichana enfatizou ainda que, diante da crise ambiental global, proteger as terras indígenas é uma medida de benefícios múltiplos, ambientais, sociais e culturais. "A cooperação internacional deve reconhecer que financiar a proteção de territórios indígenas é investir em estabilidade climática, biodiversidade e paz socioambiental. As soluções devem ser construídas não apenas para os povos indígenas, mas com os povos indígenas."

A cooperação internacional deve reconhecer que financiar a proteção de territórios indígenas é investir em estabilidade climática, biodiversidade e paz socioambiental. As soluções devem ser construídas não apenas para os povos indígenas, mas com os povos indígenasJoenia Wapichana, presidenta da Funai
Casa TED
O espaço também é chamado, em inglês, de TED Countdown House, em Belém (PA), realizado pela TED. No local, é oferecida uma variedade de atividades, palestras e workshops focados em soluções e oportunidades para a Amazônia, bioeconomia, transição energética e justiça climática. A iniciativa visa dar visibilidade internacional às iniciativas do Pará e da Amazônia, conectando investidores, pesquisadores e lideranças globais para a implementação de ações climáticas.

Pela primeira vez em uma Conferência do Clima da ONU, a organização TED marcou presença com um espaço oficial e programação própria. A TED Countdown House reúne inovadores, líderes empresariais, cientistas, ativistas e detentores do conhecimento indígena, buscando complementar a agenda oficial da COP.

TED
TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a debater temas como ciência, educação e questões globais, por meio de palestras curtas (TED Talks) e conferências. Fundada em 1984, a sigla significa Tecnologia, Entretenimento e Design (TED). E uma das suas iniciativas globais é o TED Countdown, que tem parceria com outras organizações como a Future Stewards e a Leaders' Quest, voltada para soluções da crise climática.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-defende-demarcacao-e-protecao-das-terras-indigenas-como-solucao-para-a-crise-climatica
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.