De Povos Indígenas no Brasil

News

Cimi realiza seminário na TI Ypoi-Triunfo sobre usufruto exclusivo e arrendamento

04/12/2025

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br



Durante a luta pela TI Ypoi-Triunfo, em 2009, os professores Rolindo e Genivaldo Vera acabaram assassinados

Nos dias 29 e 30 de novembro foi realizado um Seminário Macro Regional organizado pelos regionais Sul e Mato Grosso do Sul do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O local escolhido foi a Terra Indígena (TI) Ypoi-Triunfo, em Paranhos (MS).

Ypoi é um território do povo Guarani, tendo resistido por décadas em suas retomadas. Com a negligência do governo federal com a demarcação, Ypoi amargou um período de fome, de ataques e de intensa violência, sendo o momento mais dramático o assassinato dos professores Rolindo e Genivaldo Vera, em 2009.

Porém, como exemplo de resistência e perseverança, depois de muita luta e postura exemplar, a comunidade do Ypoi conquistou, há poucos dias atrás, a Portaria Declaratória da TI junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No seminário, estiveram presentes mais de 80 pessoas vindas das aldeias próximas à fronteira Brasil-Paraguai (inclusive representantes Guarani do Paraguai), em especial dos territórios Nhandeva do extremo conesul do MS. Fizeram-se presentes também lideranças gerais da Aty Guasu e um Nhanderu (rezador) vindo do Paraná, representando os povos Guarani daquele Estado.

O tema central foi o direito ao usufruto exclusivo das terras indígenas. Para ajudar na reflexão do tema, contamos com as assessorias virtuais de Cleber Buzatto e Roberto Liebgott, ambos do Cimi Sul. A articulação local e facilitação foi feita a partir da equipe do Cimi em Dourados.

Os Guarani reafirmaram o compromisso de libertar/demarcar todos os territórios, em especial aqueles que ainda se encontram em situações vulneráveis sem o processo de demarcação consolidado

O encontro aconteceu no calor intenso das terras da fronteira e da alegria pelo recebimento da portaria declaratória da TI Ypoi. A partir desta celebração, que dividiu sentimentos de intensa alegria, mas também de dor pelo sangue derramado em nome da conquista, os Guarani reafirmaram o compromisso de libertar/demarcar todos os territórios, em especial aqueles que ainda se encontram em situações vulneráveis sem o processo de demarcação consolidado.

Sobre o tema do usufruto exclusivo, o exemplo de Ypoi foi reconhecido como uma comunidade que, contra todos os assédios, continua se organizando dentro do modo de ser Guarani, sem ceder a arrendamentos e falsas promessas do capital.

Após intensa reflexão sobre as más práticas (arrendamentos e afins) e seus malefícios, os Guarani reafirmaram o caminho de Marçal e de outros mártires que consiste em viver a partir de seu próprio Ñande Reko, o modo de ser Guarani, combatendo práticas que retirem sua soberania e gerem dependência.

Foi para o território um lindo momento de inaugurar a casa de reza construída recentemente pelo esforço do povo guerreiro do Ypoi. Após o seminário, sentimos que a terra ganha fôlego, que os Guarani saem mais uma vez convictos de seu caminho, e que os territórios que vão sendo demarcados - graças à luta direta deste povo guerreiro - encontraram um modo de vida vinculado ao bem viver, onde natureza e povo possam viver seguros, longe das monológicas culturas.

"Diga ao povo que avance: AVANÇAREMOS!"

https://cimi.org.br/2025/12/cimi-realiza-seminario-na-ti-ypoi-triunfo-sobre-usufruto-exclusivo-e-arrendamento/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source