De Povos Indígenas no Brasil

News

Fazendeiros são notificados para deixar a área

23/03/2007

Fonte: Funai



O governo federal notificou os cinco grandes produtores de arroz que ocupam a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para deixarem a área até o dia 30 de abril próximo. Entre quinta (22) e sexta (23), uma equipe composta por Funai, Polícia Federal e Advocacia Geral da União (AGU) notificou pessoalmente os arrozeiros Paulo César Justo Quartiero, Luiz Afonso Faccio, Nelson Massami Itikawa, Ivo Barili e Ivalcir Centenaro, para que recebam o valor das indenizações calculadas pelas benfeitorias consideradas de boa-fé e desocupem a área, retirando seus bens móveis e semoventes no prazo estipulado. Se não deixarem a terra indígena após a data estabelecida, além de incidirem no crime do artigo 20 da Lei 4.947/66, os ocupantes notificados estarão sujeitos a retirada coercitiva com auxílio de força policial.

De acordo com cálculos feitos por uma comissão integrada por servidores da Funai e representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e da Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima (Sodiur) -as duas maiores organizações indígenas na região-, ainda existem cerca de 60 ocupantes não-índios que devem deixar a Raposa Serra do Sol. Entretanto, a maior resistência à desocupação é exercida pelos cinco grandes plantadores de arroz, que possuem oito fazendas na terra indígena. O cálculo total para pagar as benfeitorias consideradas de boa-fé para as desocupações deve ultrapassar R$ 11 milhões, faltando ainda pouco mais de R$ 5 milhões para serem pagos.

Após a conclusão dos levantamentos fundiários, os arrozeiros decidiram não protocolar contestações aos valores. Todos eles residem na cidade de Boa Vista, embora de Quartiero seja ex-prefeito da cidade de Pacaraima.

A Funai avaliou as benfeitorias dos ocupantes e deu publicidade ao ato por meio da Resolução nº 198, publicada no Diário Oficial da União em 31 de janeiro deste ano. A convocação dos ocupantes para os pagamentos das indenizações consideradas de boa-fé foi divulgada em publicação de edital de convocação no jornal Folha de Boa Vista nos dias 12 e 13 de março de 2007, além de ter sido anunciada por meio de transmissoras de rádio e televisão.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source