De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios querem percurso maior para ônibus

02/10/2007

Autor: Marta Erhardt

Fonte: A Tarde On Line



Cerca de 150 índios tupinambás da aldeia Acuípe do Meio, no litoral sul de Ilhéus, apreenderam um ônibus da empresa Via Metro. O veículo fazia a linha Teotônio Vilela - condomínio Águas de Olivença. A reivindicação dos índios é que o percurso do ônibus seja ampliado.

Os índios utilizam o ônibus para se locomoverem até Teotônio Vilela. Para chegar à aldeia, o coletivo sai da rodovia principal e pega uma estrada de barro, por onde segue por mais 3km. A reivindicação dos índios é que o ônibus aumente o percurso em mais 3km para chegar à escola da aldeia.

O veículo está parado na aldeia. O motorista, Carlos Souza, e o cobrador, Bruno Santos, disseram que não foram agredidos. Os índios fecharam o acesso à aldeia com troncos de coqueiros e disseram que o veículo só será liberado depois que a empresa responsável pela rota concordar em cumprir a reivindicação.

Com a interdição, fazendeiros e outros moradores do local ficaram impedidos de passar pela estrada. Um representante da empresa foi ao local tentar negociar, mas não obteve sucesso.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.