De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Comunidades indígenas de Roraima estão quase livres da febre aftosa

27/10/2007

Fonte: Boa Vista online



BOA VISTA - Mais de 80% do gado das comunidades indígenas de Boa Vista já foi vacinado contra a febre aftosa. A campanha começou no dia 15 outubro e até a próxima terça-feira (30), vai percorrer as ultimas quatro aldeias que possuem bovinos.

No total deverão ser vacinadas cerca de 4 mil cabeças de gado. Neste sábado (27), técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) e da Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos (APTISM) farão os trabalhos nas comunidades Truarú da Serra e Serra da Moça. A ultima comunidade atendida será o Lago da Praia. De acordo com o Gestor de Assuntos Indígenas da SMGA, Eliander Trajano, é primeira vez que o município assume esse trabalho.

As comunidades indígenas mantém rebanhos coletivos e individuais. A pecuária de propriedade coletiva é coordenada pelo tuxaua. Eliander Trajano afirma que os profissionais encarregados de aplicar a vacina são preparados para atender aos dois tipos de cultura.

A equipe da SMGA é formada por um agrônomo, dois técnicos em agropecuária, um veterinário e dois auxiliares de serviços. Um técnico da Associação dos Povos Indígenas São Marcos auxilia os funcionários municipais.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.