De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Funai está conivente com a invasão

10/01/2003

Fonte: Brasil Norte- Boa Vista-RR



O vereador falou que logo após a busca, representantes da Funai se comprometeram, inclusive na frente de policiais federais, que os índios não bloqueariam mais a estrada e que iriam ficar pacificamente.
"Aqui, na frente da Polícia Federal, a Funai, que está apoiando todo este movimento se comprometeu que os índios iriam acabar com toda esta confusão. Eles viraram as costas e eles começaram tudo de novo, só que com mais força", denunciou.

Sub-Júdice
O vereador explicou que sua fazenda está sub-júdice e que existe uma liminar proibindo os índios de invadirem a local. Foi determinada uma multa a ser paga para ressarcir todos os prejuízos causados.
"Deve ser feita uma perícia para avaliar o valor da fazenda, para que a FUNAI me indenize. Somente sairei da fazenda quando for indenizado e a Justiça já informou que isto deve ocorrer em até um ano e estamos aguardando", disse.

Invasão
No início da madrugada de ontem os índios voltaram a bloquear a estrada que liga a fazenda Retiro para a Vila do Mutum. Eles cercaram a fazenda Retiro e um grupo a invadiu. Foram roubadas, segundo o vereador, aproximadamente 50 reses.
"Foi uma gritaria, eles estavam armados, os cachorros começaram a latir e ouvimos tiros. Uma novilha foi atingida pelos tiros e está sangrando muito. Ninguém tinha coragem de sair de dentro de casa, pois eram muitos índios. Foi uma madrugada de terror. Estamos com medo e assustados", desabafou.
Na tarde de ontem os trabalhadores da fazenda Retiro estavam fazendo a contagem para saber quantas reses havia desaparecido.

Polícia
Segundo informações, a própria Polícia Militar foi enfrentada pelos índios. Um grupo de policiais tentou chegar até a fazenda mais foi cercado. Enquanto um sargento falava com um tuxaua os outros indígenas lhes apontava arcos, flechas, porretes e facões.
"Eles batiam com as facas nas mãos e apontavam as flechas diretamente para nós e ameaçaram que ninguém entrava ou saía na fazenda e que era para voltarmos para a vila, porque não se responsabilizariam pelos seus atos", disse um policial militar.

Fuga
Os policiais militares ficaram impedidos de entrarem na fazenda onde estavam retidos o vereador, dois irmãos dele, o caseiro, sua mulher, quatro crianças e dois policiais militares.
Por volta das 12 horas de ontem, o vereador Chico Rodrigues percebeu que os índios deixavam a estrada e aguardou um pouco para ver se retornariam. Ele e um policial militar que fazia sua segurança conseguiram fugir de sua própria fazenda em busca de notícias e para pedir socorro.

"Ficamos isolados e com medo. Vi que eles tinham ido almoçar e fugir de minha própria casa para saber o que estava acontecendo. Quero dizer para a sociedade que aí em Boa Vista a informação é de que aqui está tudo tranqüilo. Não tem nada tranqüilo aqui. Está pior que nos últimos tempos. Aqui quem está mandando são os índios", falou Chico Rodrigues.
O vereador denuncia que a animosidade em torno de sua fazenda tem deixado os próprios moradores da Vila do Mutum amedrontados.

"Eles temem uma invasão e todos ficam com medo. A Polícia Militar fica impotente diante de toda a situação e os policiais estão amedrontados e não vai lá enquanto a Polícia não chegar. Esperamos que venham autoridades para impor a ordem. Só Deus é que sabe o que pode acontecer. Este país sobrevive porque pagamos os nossos tributos. Precisamos de segurança, de Polícia e de autoridade para resolver esta questão. Se a Polícia não tem o direito de ir e vir numa rodovia estadual então quem vai ter este direito?", conclui.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.