De Povos Indígenas no Brasil

News

Escolas municipais recebem projeto de cultura indígena

11/05/2010

Fonte: MS Notícias - http://www.msnoticias.com.br/



Antes de começar uma apresentação ou abertura, os pajés por meio de orações iniciam um ritual de bons fluídos e boa sorte. E foi por meio destas orações de boas vindas do pajé, na tarde desta terça-feira (11.05), que aproximadamente 600 alunos da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad receberam o projeto Ava Marandu, os guarani convidam.

As apresentações culturais inseridas no projeto Ava Marandu começaram na segunda-feira (10.05) e terminam no sábado (15.05). O projeto envolve a cooperação de governos, da sociedade civil organizada e das Nações Unidas na defesa dos direitos humanos e da sustentabilidade dos povos indígenas.

A apresentação nesta tarde ficou por conta do grupo paulista conhecido mundialmente Cia. Pia Fraus, que do latim significa "uma mentira contada com boa intenção". Nele são mostradas as culturas, costumes e hábitos dos indígenas, sempre relacionando a natureza com o ser humano.

O projeto tem por objetivo sensibilizar a população em geral para as violações dos direitos humanos que afligem, principalmente, os Guarani Kaiowa e Nandeva do Mato Grosso do Sul, uma população superior a 40 mil. O evento tem como pontos de ação cultural, universidades, escolas, pontos de cultura e praças. Ao todo, 15 pontos terão a apresentação do projeto Ava Marandu, sendo que cinco deles nas escolas municipal de Campo Grande.

Para a coordenadora do projeto Ava Marandu, Andréia Freire, o evento só vem acrescentar à gestão do prefeito Nelson Trad Filho e à cultura da Capital. "O prefeito foi quem deu a oportunidade do projeto se mostrar na cidade juntamente com a Secretaria de Educação do Município. A prefeitura foi fundamental para que isto pudesse acontecer", atestou.

Sobre o projeto, Andréia espera que com estas apresentações o preconceito seja colocado de lado. "O povo indígena é um povo esquecido. Suas histórias muitas vezes são esquecidas por falta de apoio em serem mostradas ou, até mesmo, por preconceito da sociedade. O projeto tem por objetivo isso: acabar com este preconceito e mostrar que o povo indígena é, sim, um povo de riqueza", finaliza.

Andréia ainda salientou que se não fosse o carinho do prefeito com o projeto, ele não sairia do papel. "Nelsinho e a prefeitura abraçaram este projeto com muito carinho. Seremos muito gratos a ele, já que nos ajudou na organização", afirmou.

Já para a professora de Artes da Escola Margarida Maksoud Trad, Maria Alice, a apresentação faz com que os alunos e a sociedade reflitam mais sobre os nossos próprios costumes. "A peça e o projeto estão sendo fundamentais e essenciais para os alunos aprenderem mais sobre a cultura indígena e suas histórias", argumentou.

As apresentações não param por ai, o projeto contará ainda com a participação do cantor Milton Nascimento, neste sábado na Praça Rádio Clube. Milton é um dos grandes defensores dos direitos humanos e dos povos indígenas. A expectativa é de aproximadamente15 mil pessoas assistam ao show e à cerimônia de batizado do cantor, que será celebrada por 300 índios guarani.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=39539
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source