De Povos Indígenas no Brasil

News

Irmãs confessam assassinato de índia

14/06/2010

Autor: João Rocha

Fonte: Jornal O Progresso (MS) - http://www.progresso.com.br/



DOURADOS - Duas adolescentes indígenas, de 15 e 17 anos, confessaram na tarde de ontem ter assassinado uma garota também índia, de 17 anos, com um golpe de foice no peito. As duas foram apreendidas na manhã de ontem, por volta das 10h.
Policiais receberam uma ligação informando que lideranças indígenas da Aldeia Jaguapiru teriam detido as adolescentes, que são irmãs. Uma equipe da polícia foi para o local e encaminhou as duas até o 1 Distrito Policial de Dourados, onde foram ouvidas pelo delegado Humberto Peres Lima.
Durante depoimento, as irmãs índias confessaram o homicídio. Elas relataram que na noite do crime se depararam com a vítima, que estava acompanhada do namorado. Segundo elas, a vítima, que estava armada com uma foice e em companhia do namorado, começou a provocá-las.
As duas informaram ao delegado que durante luta corporal tomaram a arma da vítima e para se defender feriram a garota com um golpe na altura peito. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento e morreu logo depois de dar entrada no Hospital da Vida.
Segundo o delegado, depois de ouvidas e alegarem legítima defesa, as duas irmãs índias foram indiciadas pelo crime de homicídio e liberadas, de acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O CRIME
A adolescente indígena de 17 anos, moradora da aldeia Jaguapiru, foi morta na noite de sábado, com um golpe de facão no peito. Segundo informações, o crime aconteceu por volta das 23h, enquanto ela caminhava com o namorado, às margens da MS-156, na região da reserva indígena de Dourados.
Após ferir a adolescente índia, as irmãs fugiram do local tomando rumo ignorado. O namorado da vítima acionou uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que encaminhou a vítima para o Hospital da Vida, mas ela morreu cerca de 10 minutos após dar entrada no hospital.
Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e chegou a fazer algumas rondas na tentativa de localizar as acusadas, que só foram encontradas e detidas por lideranças indígenas na manhã de ontem.

http://www.progresso.com.br/not_view.php?not_id=46154
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source