De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Reunião define ações na Reserva Sangradouro

17/09/2003

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



O superintendente ouvidor de Política Indigenista, Idevar Sardinha, se reúne nesta quinta-feira (17), no Município de Primavera do Leste (231 km ao Leste de Cuiabá), com o prefeito da cidade, Érico Piana, prefeitos dos Municípios de General Carneiro, Poxoréo e Novo São Joaquim, produtores rurais, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e líderes indígenas da etnia xavante.

A reunião tem o objetivo de iniciar os trabalhos de implantação das ações firmadas entre Governo do Estado, Prefeituras e fazendeiros, no protocolo de intenções assinado em 29 de agosto, na Reserva Sangradouro/Volta Grande, em Primavera do Leste. O problema iniciou com o sumiço do índio xavante Joaquim, 72 anos, em 2 de abril, e ocasionou na apreensão de maquinários e automóveis de produtores rurais vizinhos à aldeia.

O objetivo principal do acordo assinado é garantir a melhoria da qualidade de vida dos índios da etnia xavante que moram na Reserva Sangradouro e Volta Grande, e estabelecer a harmonia entre os silvícolas e os produtores da região.

Entre as ações que o Governo executará na reserva se destacam a construção de novas escolas, a instituição de cursos profissionalizantes para a população indígena, a construção de um posto de saúde, implementando ações de assistência médica e odontológica.

Também prevê a implementação de projetos de capacitação, assistência técnica e fomento para a criação de animais, piscicultura, cultivo de essências nativas e instalação de pomar.

Compete aos Municípios parceiros a atuação conjunta na execução das atividades, além de garantir a construção de base física para a sede, em Primavera do Leste, da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Aos produtores rurais, o Governo solicitou a viabilização do plantio de culturas alimentares (arroz, feijão, milho) para o pleno consumo da comunidade indígena. Também cabe aos produtores o incentivo às atividades de plantio de roça tradicional no entorno da aldeia.

À Funai cabe promover e facilitar o que foi pactuado no protocolo de intenções, especialmente no tocante à reintegração da comunidade indígena com os produtores rurais. E ao Ministério da Justiça, além de suas atribuições legais, fica a missão de assegurar a implementação efetiva do acordo assinado.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.