De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Habitações

Panará

Foto: André Villas-Bôas, 1999.
Foto: André Villas-Bôas, 1999.


Os Panará, como a grande maioria dos povos da família lingüística Jê, vivem em aldeias circulares na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará. As residências encontram-se situadas na periferia do círculo. No centro, espaço para atividades políticas e rituais, localiza-se a Casa dos Homens.

Krahô

Foto: Vincent Carelli, 1983.
Foto: Vincent Carelli, 1983.


As aldeias dos Krahô (TO), povo da família lingüística Jê, seguem o ideal timbira de disposição das casas ao longo de uma larga via circular, cada qual ligada por um caminho radial ao pátio central.

Gavião Parkatejê

Foto: Arquivo ISA,1984. 
Foto: Arquivo ISA,1984.


Os Gavião Parkatêjê (PA) são falantes do Timbira oriental (família Jê). Esta é uma de suas aldeias, a Kaikotore. Composta por 33 casas de alvenaria dispostas em círculo, possui cerca de 200 metros de diâmetro. Há um largo caminho ao redor, em frente às casas, e vários caminhos radiais que conduzem ao pátio central, onde se desenvolvem todas as atividades cerimoniais.

Marubo

Foto: Delvair Montager, 1978.
Foto: Delvair Montager, 1978.


Entre os Marubo, grupo da família lingüística Pano que habita o Vale do Javari (AM), a única construção habitada é a casa alongada, coberta de palha e de jarina da cumeeira ao chão, que se localiza no centro da aldeia. As construções que ficam ao redor, erguidas por pilotis, servem mais como depósitos e são de propriedade individual.

Enawenê-Nawê

Foto: Ana Lange, 1979.
Foto: Ana Lange, 1979.


Os Gavião Parkatêjê (MT), grupo da família lingüística Aruaque, vivem em aldeias formadas por grandes casas retangulares e uma casa circular, localizada mais ou menos no centro, onde ficam guardadas as suas flautas. No pátio central, são realizados diversos rituais e jogos.

Yanomami

Foto: René Fuerst
Foto: René Fuerst


Os Yanomami orientais e ocidentais costumam viver em uma casa agregando várias famílias, a maloca Toototobi (AM). Lá reúnem-se todos os membros da aldeia, sendo considerada como entidade política e econômica autônoma.

Foto: René Fuerst, 1961.
Foto: René Fuerst, 1961.


Aqui, uma habitação coletiva Yanomami vista de seu interior.

Etnias do Rio Negro

Foto: Beto Ricardo, 1993.
Foto: Beto Ricardo, 1993.


A maloca-museu São João, no rio Tiquié (AM), é um exemplo de como os chamados "índios da floresta", falantes de línguas das famílias Aruak e Tukano, da região da bacia do alto rio Negro, costumavam viver. Não é uma simples moradia comunitária, mas, também, um espaço fundamental para a realização de cerimônias, a trajetória primordial dos antepassados míticos.

Palikur

Foto: Vincent Carelli, 1982.
Foto: Vincent Carelli, 1982.


Os Palikur (AP) também são falantes de uma língua da família Aruak. Suas aldeias são construídas voltadas para o rio. A maior delas, Kumenê, tem suas casas dispostas em duas ruas paralelas.