De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Estação Cabo Branco abre exposição sobre acervo indígena na Paraíba

24/03/2010

Fonte: Paraiba.com.br - http://www.paraiba.com.br



"Ipuarana - Um museu, uma história". Este é o tema da exposição que vai ser aberta nesta quinta-feira (25), no 2 pavimento da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte. A solenidade de abertura da exposição acontece a partir das 17 horas. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Museu do Índio de Ipuarana, do município de Lagoa Seca. As peças ficarão expostas ao público até o próximo dia 02 de maio. A entrada é franca.
O Museu de Ipuarana é o mais importante detentor de acervo indígena na Paraíba, com uma enorme quantidade de peças museográficas que abordam as missões dos Frades Franciscanos nas tribos indígenas Mundurucus, Pataxós e Tyriós. O acerco é composto por indumentárias, objetos de culto, resquícios arquelógicos, instrumentos musicais e armas.

Núcleos - A exposição disponibiliza ainda acervos de outras tribos locais, abrindo as discussões sobre a questão étnica. A mostra consta de três núcleos: "Sobrevivência e defesa dos povos indígenas"; onde fazem parte instrumentos de caça e pesca; canoa, remos, arcos e flechas, peles de animais e ossadas; "Cotidiano" revela os objetos produzidos pelos índios como cestarias em palhas, cerâmicas, roupas, entre outras indumentárias dos Mundurucus, Pataxós, Tyrióis e acervos de comunidades locais das regiões do Brejo e Cariri paraibano; "Inculturação" são objetos de cultos e festas, colares, cocares, flautas, chocalhos, urnas funerárias e armas.

O visitante poderá conhecer brinquedos e livros traduzidos pelos padres alemães sobre as lendas e cultos dos povos indígenas. No local também está reservado um espaço para "contação" de lendas indígenas que o público poderá interagir.

A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, destaca a importância da realização da Exposição. " Além de agregar valor histórico, científico e de resgate identitário, colabora com o Convento Santo Antonio. O Museu de Ipuarana estava fechado por falta de condições da Ordem Franciscana em mantê-lo aberto a visitação pública. Desta forma dá a oportunidade ao público visitante conhecer mais sobre a cultura de um povo que faz parte da história de nosso País", destacou.

http://www.paraiba.com.br/117807/cidades/estacao-cabo-branco-abre-exposicao-sobre-acervo-indigena-na-paraiba.htm
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.