De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Indígenas ganham posto médico

23/03/2004

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



Foi inaugurado no último sábado, 20 pela Prefeitura de Ji-Paraná e a Divisão de Saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um posto de Saúde na aldeia "Paygap" dos índios Arara, mais conhecida como aldeia do Pedro Arara. A aldeia está localizada próximo ao distrito de Nova Colina, e tem uma população composta por onze famílias e um total de 60 habitantes.
Participaram da inauguração, o secretário municipal de Saúde, Antelmo Ferreira, o secretário municipal de Obras, Luiz Fernando Prettz, que representou o prefeito Leonirto Rodrigues, o cacique da aldeia, Pedro Arara, o Chefe do Pólo Base de Saúde Indígena da Funasa, Ivo da Silva, representantes da Funai, servidores municipais e representantes da imprensa.
O posto de saúde construído numa parceria entre a prefeitura e a Funasa, é todo em alvenaria e foi equipado com os equipamentos básicos para os atendimentos de rotina, como camas para consultas, balanças para controle de peso de crianças e adultos, sala de espera e banheiro. Os indígenas contam com um enfermeiro do PACS, 24 horas, pois o mesmo é indígena integrante daquela comunidade.
Ele realiza no local os procedimentos mais simples como a medicação de resfriados, diarréias e verminoses. Já quando surgem casos mais complexos, o posto encaminha os pacientes para a Casa do Índio (Casai) em Ji-Paraná, para providências junto à rede básica de Saúde. O cacique Pedro Arara, agradeceu o apoio da prefeitura e Funasa na construção do posto e disse que o seu povo recebe com alegria toda a ajuda que contribuir para que haja mais saúde e outras melhorias na aldeia.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.