De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios do MS denunciam violência

18/10/2001

Fonte: Paraná on-line-PR



Representantes dos cerca de 200 índios que foram despejados na última terça-feira da Fazenda Brasília Sul, em Juti, município da Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), denunciaram ontem ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio Alvarez, que o despejo foi violento e trouxe sérias conseqüências para a tribo guarani-caiovás. Segundo garantiu o líder Ládio Caiuá, 12 crianças estão desaparecidas e os caciques Francisco Gonçalves e Marcos Veron ficaram feridos durante a ação policial.
O superintendente da Funai em Dourados, Jonas Rosa, porém, nega que houve violência por parte da polícia. Segundo ele, a informação era de que duas crianças estavam desaparecidas uma delas encontrada ontem.
De acordo com o delegado regional da Polícia Federal de Dourados, Lázaro Moreira da Silva, o despejo foi feito sem violência e um índio, que tentou agredir um policial com uma lança, teve de ser dominado e ficou levemente ferido, mas foi medicado e dispensado. Segundo o delegado, quatro crianças desaparecidas foram encontradas no mato, onde foram escondidas pelos próprios pais.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.