De Povos Indígenas no Brasil

Noticias

Formação digital vai permitir o uso de novas tecnologias

29/07/2008

Fonte: O Debate - www.odebate.com.br



Cerca de 300 professores indígenas do Acre estão sendo capacitados para utilizar novas tecnologias em sala de aula.

Na grade curricular do curso para formação de magistério indígena foi acrescentada a disciplina introdução à educação digital, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), do Ministério da Educação . Com 40 horas/aula, o curso permite maior interação dos índios com a internet e com o material didático multimídia. O projeto, chamado Tamî'kan (sete estrelas na língua Macuxi), faz referência aos sete povos participantes: Yanomami, Macuxi, Wapixana, Wai-Wai, Ingaricó, Taurepang, Y’ekuana - e recentemente foi acrescido da etnia Sapará. Com o objetivo de oferecer curso de magistério para formar os futuros professores que atuarão nas comunidades, o Tamî'kan começou em dezembro de 2006. Os indígenas participantes foram escolhidos por suas comunidades.

O curso tem duração de quatro anos e foi dividido em duas etapas: a primeira na capital de Roraima, no período das férias, e a segunda nas comunidades indígenas de cada aluno. O objetivo é formar professores e multiplicadores em cada comunidade participante. A disciplina introdução à educação digital é presencial, com quatro horas diárias de aula nos laboratórios de informática do Núcleo de Tecnologia Educacional Canarinho e das Escolas Estaduais Gonçalves Dias, Maria David Andreazza e Major Alcides, todas em Boa Vista (RR). O núcleo responsável pelo projeto é o Departamento Indígena da Secretaria de Educação do Estado junto com o Centro Estadual de Formação Roraima (CEFRR).

Este ano, com a inclusão de informática básica, o curso foi dividido em três turmas. A conclusão da primeira, com 100 alunos, será nesta sexta-feira, 25. A segunda turma, também com 100 alunos, iniciará o curso em 6 de agosto e a terceira, com 80 alunos, começará no dia 3 de fevereiro de 2009. Meta - O programa integra um conjunto de ações do ministério em torno da inclusão digital de escolas, educadores e alunos. Além de instalar computadores nas instituições de ensino, o MEC está atuando para capacitar professores e oferecer conteúdos educacionais. A meta para 2010, por exemplo, é que todas as escolas urbanas tenham laboratórios de informática e estejam conectadas à internet.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.